Cia do Escândalo completa 15 anos!


Cia do Escândalo comemora 15 anos de vida

No início de dezembro de 2010 a Cia do Escândalo, grupo teatral de Mogi das Cruzes, completa 15 anos de vida. E para comemorar a companhia prepara um cardápio variado de atividades para a população. Serão shows, espetáculos teatrais e 01 debate que movimentarão a cidade, sobretudo o Galpão Arthur Netto, espaço cultural fundado e gerido pela própria Cia do Escândalo. “Queremos compartilhar esse nosso momento especial com toda a população de Mogi e do Alto Tietê, que é nossa casa. Com isso nós é que preparamos o presente para a população, e em forma de atividades culturais, que é nossa praia”, diz Manoel Mesquita Junior, diretor da Cia do Escândalo. “Estamos acostumados a fazer as coisas de forma independente, pois desde sempre apontamos um caminho de gestão cultural compartilhada para cidade. Como nunca conseguimos apoio oficial, aprendemos a fazer e a produzir sozinhos, e esses 15 anos serão comemorados assim: com muito trabalho e muito prazer”, finaliza Junior.

Todas as atividades serão gratuitas e os shows e o espetáculo terão a distribuição de ingressos com 01 hora de antecedência.

Agenda cheia

A agenda começa na terça-feira, 07, com o show “Meyson Canta o Escândalo” do músico e ator Meyson, também integrante da companhia. Já na quarta-feira, 08, vai acontecer o debate “A Dor e a Delícia de Ser Ator”, com a participação de integrantes de grupos teatrais profissionais paulistas, como Os Fofos Encenam, Os Satyros, Les Comediens Tropicales e Garagem 21. Na quinta-feira, 09, os convidados serão os Pombas Urbanas, grupo teatral com 20 anos de trajetória e com atuação marcante na cena de teatro em comunidade e com articulação forte com toda América Latina. Serão 02 espetáculos, o primeiro, “Histórias para Serem Contadas”, será apresentado às 16h no Largo do Rosário. Já o segundo, “Os Tronconenses”, com o núcleo Filhos da Dita, será apresentado no Galpão Arthur Netto, às 20h. E na sexta-feira, também às 20h, o encerramento das comemorações contará com um show do grupo Revista do Samba, que faz uma releitura criativa de clássicos do samba de todos os tempos.

História

Fundada em dezembro de 1995, a Cia do Escândalo sempre pautou seus espetáculos pela pesquisa de assuntos de relevância social. Assim, construiu uma história na região do Alto Tietê com espetáculos que procuram antever e discutir as tendências relacionadas às relações humanas, profissionais e sociais de nossos tempos. Nessa linha, alguns espetáculos da companhia discutiram temas como solidão (Suicida, 1996), relacionamentos afetivos modernos (Eu Te Amo, 1997), ética, honestidade e verdade (Mintchíííra, 1998), manipulação dos meios de comunicação (O Tribunal da Santa Ignorância, 1998 e 2010), degradação das relações humanas (Fratelo, 2002), liberdade de escolhas (Putismo, 2008) e aumento da intolerância nas comunidades urbanas (Intolerância, 2009). “Desde os tempos em que não éramos profissionais já nos preocupávamos com a pobre estrutura para os artistas da cidade, e nessa linha de pensamento foi que surgiu o Galpão Arthur Netto”, diz Alessandra Galindo, atriz da companhia e uma das coordenadoras do Galpão fundado e administrado pelo grupo. “O Galpão vem suprir uma necessidade que existe na cidade de espaços culturais em que o artista possa apresentar sua obra artística com tranqüilidade, tempo e atenção. E a prova disso é que a agenda do Galpão Arthur Netto, desde sua fundação em junho de 2009, sempre se manteve cheia”, completa Alessandra.

Futuro

Os planos para o futuro são bem animadores, segundo Rui Longo, ator da Cia do Escândalo. “Para nossa próxima montagem iniciamos um estudo sobre Bertolt Brecht, um dos grandes autores de teatro de todos os tempos, pois nosso objetivo agora é falar sobre justiça e sociedade. Esse é o tema para 2011”, afirma Rui. E, ainda segundo o ator, o ano que vem contará com novas temporadas dos espetáculos ‘Intolerância’ e ‘O Tribunal da Santa Ignorância’ que estão circulando com apresentações por vários espaços culturais do estado de São Paulo. “Há 15 anos que não paramos de trabalhar, seja produzindo nossos espetáculos, seja nos articulando para melhorar a estrutura para os artistas da região. Participamos de todas as movimentações e debates artísticos e culturais da região desde nosso início e a intenção é cada vez mais provocar e estimular o debate em busca de melhores condições e de espaço para todos”, completa Rui Longo. Não é à toa que durante um período os membros do grupo eram chamados pelos mais ortodoxos de “escandalosos”.

Programação – 15 anos Cia do Escândalo

  • Terça-feira (07.12), 20h – show “Meyson Canta o Escândalo”, no Galpão Arthur Netto;
  • Quarta-feira (08.12), 20h – debate “A Dor e a Delícia de Ser Ator”, no Galpão Arthur Netto, com a participação de integrantes dos grupos Os Fofos Encenam, Os Satyros, Teatro da Neura, Les Comediens Tropicales e Garagem 21;
  • Quinta-feira (09.12), 16h – espetáculo “Histórias para Serem Contadas”, com o grupo Pombas Urbanas, no Largo do Rosário;
  • Quinta-feira (09.12), 20h – espetáculo “Os Tronconenses”, com o núcleo Filhos da Dita, no Galpão Arthur Netto;
  • Sexta-feira (10.12), 20h – show do grupo Revista do Samba, no Galpão Arthur Netto.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s