Dilma debaterá banda larga com movimento de comunicação social


Nesta terça-feira (9/09), a Presidenta da República e candidata à reeleição Dilma Rousseff participa da primeira edição do Diálogos Conectados – Um papo sobre Direitos e Internet. Promovido pela Campanha Banda Larga é um Direito Seu, o evento propõe discutir com as candidaturas suas ideias e projetos em torno de temas como a infraestrutura e universalização do acesso à banda larga, além da promoção da cidadania e cultura digitais.

A atividade é aberta ao público (mediante inscrição prévia) e ocorre no Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25), em São Paulo, a partir das 15h, com transmissão em tempo real pela Internet. O bate-papo será conduzido pelas entidades que compõem a Campanha Banda Larga é um Direito Seu. Fique atento ao http://www.CampanhaBandaLarga.com.br para mais informações sobre como participar.

O Intervozes integra a Campanha Banda Larga é um Direito Seu e estará presente para saber da candidata Dilma quais compromissos ela assume nesta agenda e o que pretende colocar em prática caso seja reeleita.

Clique aqui para ler a íntegra da carta elaborada pela Campanha Banda Larga é um Direito Seu com propostas às candidaturas à Presidência da República e ao Congresso Nacional.

Na última semana, o Intervozes, junto com o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e mais 400 movimentos sociais e entidades da sociedade civil participaram da coleta de votos do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O objetivo é pressionar o Congresso Nacional a convocar uma assembleia constituinte que faça mudanças na atual estrutura de poder do Brasil, eliminando o financiamento de campanhas eleitorais por empresas, assegurando maior representatividade de mulheres, negros e minorias na política, bem como mecanismos de democracia direta e participativa.

O FNDC aproveitou a mobilização para recolher assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, que propõe um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil para pôs fim ao monopólio no setor, garantir diversidade de conteúdo, pluralidade de vozes e liberdade de expressão na mídia.

Saiba como foi a mobilização pelo país aqui.

No final de agosto, o Intervozes também participou, em Brasília, do seminário nacional do Movimento Estratégico pelo Estado Laico, defendendo a importância da agenda da laicidade também no campo das comunicações. Atualmente, o crescimento da presença da programação religiosa nos meios de comunicação de massa tem sido feito com base em práticas ilegais na exploração do serviço de radiodifusão. Entre elas, a venda de grade de programação pelas emissoras que ultrapassam o limite autorizado por lei ou o arrendamento indireto de concessões. Muitas vezes, a programação difundida por organizações religiosas também viola direitos fundamentais de grupos sociais e promove o preconceito contra outras religiões.

Ao final do encontro, foi lançado um manifesto em defesa do Estado laico. Confira aqui a íntegra do manifesto.

Por fim, em parceria com a ONG Artigo 19, o Intervozes organizou em agosto, em São Paulo, um debate com a Relatora Especial para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, Catalina Botero, o ex-Relator Especial para Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e Expressão da ONU, Frank La Rue, e o assessor regional de Comunicação e Informação da Unesco para o Mercosul e Chile, Guilherme Canela. No debate, que aconteceu na Faculdade de Direito da USP, eles afirmaram a importância da garantia do direito à livre manifestação como exercício da liberdade de expressão de cidadãos e cidadãs. E destacaram a posição dos órgãos internacionais acerca da proteção que deve ser dada a jornalistas e comunicadores em geral na cobertura de protestos sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s