Impossível feijão ter larva, só animal!!


Corria um boato pela internet que havia larva no feijão, quando fui assistir o tal vídeo da mulher que começou este boato, achei uma tremenda falta de informação. Primeiro porque aquilo não é larva, é brotinho de feijão novo e segundo que larva não ocorre em plantas, somente em animais e a dona de casa estava completamente desinformada sobre a questão.

É muito pernicioso se soltar um vídeo para ser viral na internet e que mexa com a saúde das pessoas sem procurar um especialista para comprovar o que a pessoa está falando e ainda mais que envolva a alimentação diária das pessoas em geral. E o pior é que se tornou um viral na internet e até surgiu o boato de morte. Que imaginação esse povo tem!

O que são larvas?

Larva do mosquito

Em biologia chama-se larva a qualquer forma dum animal em desenvolvimento (ou seja, que ainda não atingiu a maturação sexual) que é diferente do estado adulto.

A larva pode ter um aspecto semelhante ao adulto (por exemplo, nas baratas), ou ter formas completamente diferentes, como é o caso dos estados larvares das borboletas. No caso de animais como as baratas, a larva é mais corretamente chamada de ninfa; uma ninfa pode ou não ser diferente do adulto (um exemplo de ninfas diferentes encontra-se nos Odonata (libélulas)). A principal diferença entre uma ninfa e uma larva, portanto, é que apenas esta última possui pupa. Mas em qualquer caso, para além da larva não possuir capacidade reprodutiva e não ter ainda totalmente formados todos os órgãos que caracterizam a espécie, pode ter órgãos que o adulto não tem.

Feijão é uma planta que dá brotos

Experiência escolar do feijão

Já o feijão brota, quando em contato com a água e quando fica de molho, começa a germinar um brotinho branco que não se mexe – é uma planta – e ele se solta quando é fervido. É normal ter isso quando o feijão vai germinar e ainda é novo. Há pessoas que preferem deixá-lo germinando para se alimentar do broto que é muito nutritivo e cheio de proteínas.

O problema mais conhecido do feijão que, este sim é um bicho e que se encontra no feijão cru, é o carunho, um besourinho que vai comendo o feijão cru e faz uns buraquinhos nele. Geralmente, o caruncho aparece quando o feijão está guardado há muito tempo num lugar e está velho. Qualquer criança pode ver o caruncho do feijão e tirá-lo, impossível cozinhar. Espero que este meu texto tenha ajudado as pessoas que não sabiam o que era larva e que não conhecem corretamente o feijão ou não estão acostumadas a cozinhá-lo.

Vejam bem o engano da moça, chegou a ter quase 229 mil compartilhamentos, gerando boatos de morte por conta do feijão. Até um hospital soltou uma nota a respeito deste boato:

A marca Broto Legal envolvida no video da dona de casa colocou esta explicação

E uma dona de casa mais experiente e que conhece feijão, fez a prova….

E também a matéria em que o hospital desmente mortes por larva do feijão, clique no link:

Hospital de SP desmente rumor de mortes por causa de feijão com larva

Agora que voces já sabem que larva só é de origem animal e radícula (pequena raiz do feijão) é quando o feijão está novo, não vai reproduzindo video de dona de casa que não sabe a diferença entre feijão novo e feijão velho e quer muitas curtidas no face. Seja famosinha sim, mas com informações úteis e inteligentes. Por que não chama todo mundo para exigir que os ruralistas deixem as terras indígenas? Isto a famosinha não faz. Isto foi só pra esclarecer…

Deixe um comentário