Lançamento “Raça, classe e cidadania”


A Soweto – Organização Negra convida para o lançamento do livro “Raça, classe e cidadania – a trajetória do debate racial no Partido dos Trabalhadores” de autoria de Claudete Gomes Soares, que se realizará hoje, 02 de fevereiro, às 19h30, na Fundação Perseu Abramo, à Rua Francisco Cruz, 224, Vila Mariana, São Paulo.

soweto

O Livro 

O livro é uma tese que  examina a incorporação e politização da questão racial pelo e no Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação em 1980 até 2003, quando o PT ascende ao poder federal. A análise se desenvolve considerando dois processos, um interno ao partido: as modificações no projeto partidário da década de 1980 para a década 1990 e os avanços no debate sobre as relações raciais na sociedade brasileira a partir do Centenário da Abolição em 1988, da Marcha à Brasília em 1995 e da Conferência de Durban em 2001. Utilizamos como material de análise os documentos oficiais do partido e documentos específicos do setorial de combate ao racismo do PT, assim como entrevistas com militantes negros do partido. Constatamos que o partido pouco avançou em relação ao tema na década de 1980 e 1990 e que a construção de espaços no governo Lula para a questão racial é resultado da visibilidade que ela ganhou na sociedade a partir da Conferência de Durban.

Claudete Gomes Soares

Claudete Soares GomesPossui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP Marília (1997), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora Adjunta I da Universidade Federal da Fronteira Sul, na cidade de Chapecó-SC. Entre setembro de 2006 e agosto de 2007, foi bolsista sanduíche Capes, no quadro do estágio de doutorando no exterior, na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales em Paris. Tem mais de dez anos de experiência profissional como professora universitária com atuação nas áreas de sociologia, sociologia política. Como pesquisadora, tem priorizado temas ligados ao pensamento político e social brasileiro, a relação entre movimentos sociais e partidos e o debate político contemporâneo sobre sobre as relações raciais no Brasil contemporâneo. Lattes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s